5 de março de 2014

SOMOS UM "MOSAICO" DE INFLUÊNCIAS

Copiado de uma postagem no Facebook. Adorei e concordo muito com isso!!!





SOMOS UM "MOSAICO" DE INFLUÊNCIAS

Quando paramos um pouco e nos permitimos resgatar a nossa história pessoal, com todas as suas experiências vivenciadas ao longo da nossa vida, descobrimos como elas nos moldaram e nos fizeram agir no mundo a partir da nossa subjetividade. Nesta perspectiva gosto de comparar o ser humano com um "mosaico" que foi cuidadosamente elaborado ao longo da vida e no momento presente carrega em si os fragmentos de cada etapa da sua delicada construção. Assim como num mosaico, somos construídos pelas mais variadas influências, algumas boas e outras nem tanto. Foram essas experiências que acabaram por nos modelar como indivíduos, configurando nossas crenças, nossos medos e nosso jeito singular de estar no mundo.

A boa notícia, é que no "Mosaico" da nossa vida, quem dá os retoques e as correções, somos nós mesmos. Dessa maneira, podemos rever nosso modo de estar no mundo, avaliando como respondemos às questões da vida, melhorando pontos positivos, identificando crenças errôneas e reaprendendo da maneira correta.

Quando reformulamos nosso jeito de ser, podemos dar uma nova forma ao nosso "mosaico", nos libertando dos fragmentos defeituosos, permitindo que fique em nós apenas aquilo que é belo, leve e harmonioso. A isto chamamos de Gestalt, que é "boa forma".

A partir da nova configuração do "mosaico" do seu "EU", as pessoas notarão sua beleza interior (se for exterior, melhor ainda) e o seu mundo será um local mais belo e mais interessante para se viver. Sem deixar de falar que você poderá se eternizar a partir dos belos pedacinhos do seu "mosaico" que acabarão ficando impregnados nas vidas de outras pessoas.

(Psicólogo Pedro Leite)


Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário