5 de março de 2014

HAMSÁ

A hamsá (pronuncia-se chansá) é um instrumento simbólico utilizado como amuleto de proteção, cujo significado literal é “cinco” em referência aos cinco dedos da mão.


Sua imagem apresenta uma mão simétrica, onde dedo polegar e mínimo são em tamanhos idênticos, cujas pontas são voltadas para os lados; já o dedo médio, acompanhado pelos dedos indicador e anelar, aponta para o horizonte. ...

O amuleto é utilizado por tradições religiosas como o islamismo, o judaísmo e o budismo, representando, geralmente, à proteção contra mau olhado e energias negativas.

Em algumas imagens, a hamsá pode conter desenhos de olhos, pombos, peixes, estrelas e inscrições em hebraico, sendo conhecida também como “mão de Deus”, “mão ou olho de Fátima”, mão de Miriam” e “Mão de Hamesh”.

Evidências arqueológicas demonstram que o símbolo da hamsá seria um símbolo dos fenícios, associado à Tanit, Deusa de Cartago, cuja mão afastava o mal. Logo, o símbolo foi adotado por árabes e, posteriormente, por judeus e budistas.

Abaixo, segue como cada religião adota a Hamsá:

No Islamismo:
Representa a mão de Fatima bint Muhammad, filha de Muhammad (Maomé), profeta islão. Associada aos "cinco pilares do Islã", ou seja, os cinco preceitos fundamentais de todo muçulmano: 1) jejuar e observar as obrigações no mês do Ramadã, 2) fazer a peregrinação a Meca, 3) orar 5 vezes ao longo do dia diariamente, 4) fazer caridade e 5) professar e aceitar o credo.

No Judaísmo:
Representa mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão. É adotado como um amuleto de proteção, em diversos objetos: pingente, pulseira, quadro, etc.

No Budismo:
Representa a “Abhaya Mudra” , cujo significado é a “dissipação do medo”.


Conhecendo um pouco mais os símbolos...
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário